Agrotins e vinho, combinam?
15 de maio de 2023O que significa o fundo côncavo da garrafa?
15 de junho de 2023Afinal, o que faz esse tal de sommeliere?
Se você frequenta ambientes como restaurantes e adegas, provavelmente já foi atendido por um sommelier. Nós vamos tirar agora suas dúvidas quanto a esta área e te explicar o que faz esse especialista.
A questão fica ainda mais difícil quando temos: enólogo, enófilo e o sommelier, três áreas que estão atreladas ao universo dos vinhos. Que tal um resumo básico do que faz cada uma das especialidades?
O enólogo é a pessoa responsável por cuidar da planta, veja que neste momento a área de atuação desse profissional é anterior à matéria-prima final. Logo, o enófilo é o grande astro do ramo, que tem muito conhecimento, pois é o que estuda e gosta da cultura. Sendo assim, nos resta o sommelier, e é sobre este que você vai descobrir agora.
A função do Sommelier
Você chega em uma adega a procura de um vinho determinado e recebe o auxílio de um profissional para te informar sobre os rótulos, castas, uvas e vinícolas. Esse especialista responsável por te encantar e vender o produto é o sommelier (deixando bem claro que muitas vezes por interesse e estudo, o enófilo pode saber mais que o sommelier).
Claro que ele também possui outras funções como, por exemplo, quando comparecemos a um restaurante e recebemos indicação de vinho de acordo com o prato que vamos consumir, está ação também faz parte de seu trabalho.
A importância desse especialista
Vamos te contar uma outra curiosidade que provavelmente você não sabia. O sommelier não atua apenas no ramo dos vinhos, apesar de ser conhecido por este, ele é o profissional especializado em bebidas alcoólicas em geral.
Enfim, você deve se perguntar “e qual a importância desse profissional pra mim?”. Muito simples, comida e bebida jamais devem ser dissociadas, uma vez que uma completa a outra. Porém, nem sempre nós sabemos como alcançar essa harmonia.
Exatamente por conta disso, precisamos do profissional para nos guiar até tornar essa experiência única, com encantamento e aprofundamento de experiências gastronômicas.
Outras funções
Não pense que acaba por aí, o papel vai muito além da indicação de bebidas e vinhos.
Responsável também por seleção de fornecedores, criação de carta de bebidas, estoque, pedidos, organização da adega, harmonização com os pratos e acompanhamento com as tendências do mercado e universo dos vinhos.
Inclusive, por ser responsável pelo estoque, ele precisa entender sobre a temperatura ideal dos rótulos e como devem ser armazenados. Você também pode saber mais sobre isso aqui.
E não se esqueça, além de tudo, uma função extra: contador de histórias, isso mesmo, já que é necessário trilhar um caminho para alcançar com maestria o processo de degustação e passar ao cliente informações desde a fabricação até a matéria-prima final.
Gostou e acha que precisa de um sommelier? Vivencie essa experiência conosco, temos uma equipe pronta para te atender, tirar dúvidas e encontrar o rótulo perfeito para seu momento.