O que significa o fundo côncavo da garrafa?
15 de junho de 2023Séries e filmes que abordam o universo dos vinhos
15 de julho de 2023O Brasil finalmente alcançou seu espaço no mercado de vinhos? E onde encontrar essas regiões vinícolas? É sobre isso que vamos falar!
Sabemos que o vinho é uma bebida que tem a capacidade de aquecer os corações de homens e mulheres. Atualmente no mercado, é fato de que a Itália, França, Espanha e outros países dominam a fabricação mundial. Contudo, não podemos negar que o Brasil está crescendo cada vez mais no ramo. Contudo, regiões vinícolas brasileiras estão se destacando mais do que imaginamos.
Estamos conquistando o paladar dos apreciadores. E se você está buscando onde encontrar esses vinhos incríveis, nós te contamos.
Cenário atual
Ao falar sobre os vinhos produzidos no Brasil, ainda temos um destaque tímido comparado aos gigantes já citados no primeiro parágrafo. Mas estamos crescendo a passos largos nos últimos anos, com grande foco em qualidade e preço competitivo.
Somos um país de dimensões continentais, o Brasil possui vários tipos de solos e climas. O que facilita a criação de diversas videiras. Aqui você pode encontrar vinhos tintos, brancos, roses e espumantes para agradar a todos.
Vinícolas brasileiras
É claro que você pensou na região Sul, e de certa forma está correto. Já que a maioria das vinícolas se concentram nessa região. Começamos com o Rio Grande do Sul, mas também no Paraná e em Santa Catarina. Outras regiões como Sudeste e Nordeste também possuem seu destaque, com foco em São Paulo e Minas Gerais, já no Nordeste, Pernambuco e Bahia.
Rio Grande do Sul
Até os anos 70, a queridinha Serra Gaúcha era a única região que produzia vinhos no Brasil. Hoje é a responsável pela maior produção, e nela contamos com grandes produtores: Bento Gonçalves no Vale dos vinhedos, Garibaldi, Caxias do Sul e Flores da Cunha são os principais municípios produtores. Os tipos mais comuns da região são espumantes e tintos.
Nesta mesma região, temos a fronteira com o Uruguai, e suas planícies a perder de vista. Os solos originam vinhos menos estruturados e mais leves, e uvas como Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot, Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz, e as brancas Riesling, Chardonnay e Gewürztraminer.
As regiões vinícolas que ficam no extremo norte do Rio Grande do Sul, possuem um clima frio devido à sua altitude, assim temos vinhos elegantes e intensos, com destaque para os elaborados com as uvas Carbenet Sauvignon e Merlot, com amadurecimento lento e maior potencial aromático e de sabores.
Santa Catarina
A produção catarinense se fortaleceu nos anos 2000. A elevada altitude, as baixas temperaturas e o solo pedregoso e pobre contribuíram para as videiras. Com uvas mais concentradas que geram vinhos encorpados.
Região Sudeste
Por meio da tecnologia, algumas regiões podem possuir vinícolas e a colheita pode ser feita mesmo em locais mais quentes. Com diversos vinhos de reconhecimento nacional e internacional, o Sudeste vem produzindo vinhos finos. O calor durante o dia e o frio intenso à noite, garantem vinhos complexos, com muita acidez e álcool. O sul de Minas e o interior de São Paulo fazem parte dessa produção.
Bahia e Pernambuco
Com clima extremamente seco, poucas chuvas e alta insolação, o cultivo das videiras é dependente da irrigação. Os solos são argilosos e arenosos, o que dão características únicas às bebidas, todos os tipos de vinhos são produzidos na região, com destaque para as uvas Moscatel, Cabernet Sauvignon e Syrah.
Agora que você já sabe onde encontrar os vinhos nacionais, pode nos fazer uma visita e navegar por um verdadeiro mar de opções, viajando para todos os lugares com os nossos rótulos de cada canto do mundo. Acesse aqui e veja alguns deles.
1 Comment
[…] de espumantes e ficou perdido pela quantidade de opções, nós vamos te ajudar a entender os seus variados tipos e como essa bebida – com borbulhas e sabor único – conquista paladares ao redor do […]