Ideias criativas para reutilizar as rolhas de vinhos
30 de julho de 2023O universo dos espumantes: aprenda sobre os seus diferentes tipos
15 de setembro de 2023Nosso foco são os vinhos, mas quem disse que não podemos unir a tecnologia a eles?
Por Nayliê Moreira
Hoje nós vamos falar sobre como a tecnologia tem transformado o universo dos vinhos, que já recebeu aplicativo de realidade aumentada para melhorar a experiência da escolha dos rótulos.
A tecnologia tem o potencial de oferecer às pessoas e outras empresas soluções que antes pareciam distantes. Misturar a vida real com a virtual pode trazer inúmeras vantagens e possibilitar novas possibilidades.
A realidade aumentada está presente há um bom tempo nos rótulos de vinhos, e pode ser até que você já tenha recebido vídeos no WhatsApp que mostram aplicativos que reconhecem o rótulo da garrafa e inserem uma animação sobre ele.
O intuito da realidade aumentada nos rótulos
Os rótulos dos vinhos tradicionalmente fornecem algumas informações básicas sobre o produto, como a safra, a região de origem e o produtor. Mas com a Realidade aumentada (RA) é possível ir além e proporcionar aos consumidores uma experiência única ao explorar este universo.
Uma técnica comumente utilizada por empresas de tecnologia é a criação de aplicativos de RA específicos para cada vinho. Eles são instalados em dispositivos móveis dos consumidores e, ao buscar a câmera para o rótulo do vinho, uma animação em 3D é ativada, revelando mais informações sobre o produto.
Como funciona
Por exemplo, ao apontar a câmera para o rótulo de um vinho tinto, o aplicativo de RA pode exibir uma animação que mostra a região da vinícola e destaca as características únicas do terroir, como o clima e o solo, que influenciam no sabor e na qualidade da bebida.
Tudo isso atrelado ao fornecimento de dicas de harmonização com alimentos e até mesmo recomendação de outros vinhos similares no portfólio da vinícola.
Ou seja, ele pode te ajudar de forma simples e rápida a identificar as informações mais importantes de um rótulo. E desse modo, pode te dar soluções e ser educativo para aquelas pessoas que desejam saber mais sobre a bebida.
Essas técnicas têm o potencial de revolucionar como os consumidores interagem com os vinhos, oferecendo uma experiência visual e sensorial única.
Logo, a RA pode desempenhar um papel importante na promoção das vinícolas, permitindo que elas se destaquem no mercado e proporcionem aos consumidores uma interação mais completa.
Lembrando que basta uma simples pesquisa no Google para descobrir quais aplicativos podem te ajudar a conhecer este tipo de tecnologia.
E por último, mas não menos importante, recordar que aqui na Grand Cru nós também temos especialistas para te ajudar na escolha e harmonização de rótulos, caso você não encontre em um aplicativo de RA ou queira simplesmente degustar uma bela taça em um ambiente elegante.