O vinho pode ser uma bebida saudável para a saúde bucal mas deve-se tomar alguns cuidados ao consumir
Por Laryssa Holanda
Quando desfrutamos de uma bebida de qualidade e elegância como o vinho, queremos usufruir de tudo o que é bom que ele pode nos oferecer.
Uma notícia excelente que temos e que, com certeza, irá arrancar sorrisos, é que ele tem benefícios para nossa saúde bucal!
Confira os principais:
Os benefícios do vinho para a saúde bucal
Os polifenóis são compostos bioativos com propriedades antioxidantes e antimicrobianas. Eles auxiliam no combate de doenças cardiovasculares, evitam o envelhecimento precoce e melhoram a saúde cerebral. Além disso, são aliados na prevenção de doenças gengivais e cáries, inibindo o crescimento de bactérias nocivas na boca.
O flúor, substância que protege o esmalte dos dentes, está presente em alguns vinhos, evitando cáries e fortalecendo os dentes.
Quais cuidados devemos ter ao consumir vinho?
Assim como o café, bebidas com muita pigmentação tendem a manchar os dentes. O vinho, especialmente o tinto, é conhecido por sua alta pigmentação, responsável pelo tom bordô intenso da bebida. A acidez presente também pode causar um desgaste do esmalte dental.
Mas com os cuidados corretos, você pode usufruir tranquilamente dessa deliciosa bebida.
Para isso, mantenha sempre uma boa higiene bucal. A recomendação é escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia e usar fio dental diariamente.
O enxaguante bucal pode ser um aliado na remoção de resíduos, além de criar uma barreira de proteção contra cáries e manchas.
Nossa Dica de Ouro!
A hidratação é essencial ao consumir vinho, principalmente por causa do álcool. Lembre-se sempre de intercalar as taças de vinho com água para diminuir a acidez e evitar o mau hálito.
O vinho pode ter um impacto positivo na saúde bucal quando consumido com moderação e combinado com uma boa higiene oral. A visita regular ao dentista é indispensável, ok?
Sorria e brinde à vida com uma refrescante taça de vinho!