Com a chegada da estação mais floral do ano, nossos paladares anseiam por sabores frescos e vibrantes
Por Laryssa Holanda
A primavera é a estação mais florida, com aspectos alegres e leves, marcada por dias ensolarados, temperaturas amenas, muitas cores e aromas naturais.
Os vinhos podem ser verdadeiros aliados dessa estação, harmonizando perfeitamente com qualquer ocasião.
Ao primeiro momento, em uma combinação bem clichê, você deve tá pensando, o vinho rosé é a escolha ideal, afinal o próprio nome já diz muito.
Mas será mesmo? Vamos te transportar para o universo dos vinhos na primavera neste artigo.
A primavera aspira por vinhos refrescantes
Devemos lembrar que no Brasil, essa época é marcada por dias com temperaturas mais próximas do verão do que do inverno. Para os dias quentes, úmidos e com muito frescor nada melhor do que vinhos leves, refrescantes e frutados.
Respondendo a sua possível pergunta, vinho rosé é realmente a cara da primavera! Sua acidez equilibrada, aromas frutados, paladar leve e refrescante combina perfeitamente com a estação. Eles são ótimos para harmonizar com saladas, frutos do mar, peixes grelhados e pratos da culinária japonesa.
Mas ele não é a única combinação!
Os vinhos brancos são leves e aromáticos, principalmente feitos com as uvas Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Riesling. Seus aromas florais e cítricos, combinados com a acidez vibrante, proporcionam uma sensação de frescor e leveza ao paladar. Eles harmonizam com saladas, queijos frescos, aves e peixes.
Os espumantes sempre são uma ótima pedida para essa época do ano. O Brut, o Prosecco ou o Moscatel criam borbulhas refrescantes e aromas delicados, combinando com diversos pratos e ocasiões, desde um brunch ao ar livre até um jantar romântico.
Já na categoria de vinhos tintos, os mais leves e frutados são os recomendados. Uvas como Pinot Noir, Gamay e alguns Beaujolais são opções leves e com notas frutadas. Eles podem ser apreciados em uma temperatura levemente gelada. Seus taninos suaves e aromas de frutas vermelhas combinam com carnes brancas, massas com molhos leves e queijos semi-curados.
Quais os vinhos devo evitar na primavera?
Fique atento ao consumir vinhos tintos encorpados e tânicos, feitos com uvas Cabernet Sauvignon, Syrah e Tannat. Devido a alta concentração de taninos, esses rótulos podem ser opressivos em dias quentes e não harmonizam bem com pratos leves e frescos da primavera.
Os vinhos com teor alcoólico acima de 14% podem ser pesados e aquecer o corpo, o que não é desejável nessa época. Vinhos do Porto, Jerez e outros vinhos fortificados são geralmente mais doces e alcoólicos, sendo mais adequados para dias frios ou como digestivos após as refeições.
Temos uma variedade de sabores para despertar os sentidos na época mais florida do ano. Você pode apreciar momentos leves e refrescantes sem deixar de lado seu vinho preferido.
Na Grand Cru Palmas, você tem um atendimento especial para te guiar nos sabores da primavera, nos visite e adquira seus rótulos!