O turismo através das vinícolas se expandiu pelo mundo se tornando referência cultural
Por Laryssa Holanda
Com a popularidade do vinho, a curiosidade por trás das vinícolas cresceu. Afinal, como não se encantar com a produção dessa bebida?
O enoturismo é o conjunto de uma experiência cultural e gastronômica, que valoriza a história dos produtores e seus grandes terroirs.
Mas de onde surgiu esse conceito? Apesar de sua fama nos dias atuais, ele vem de muitos anos atrás.
A linha do tempo do enoturismo
O enoturismo tem suas raízes na Europa, em países com longa tradição vinícola como França, Itália e Espanha.
Após a segunda guerra mundial, o continente europeu teve sua reconstrução e com isso, o aumento do turismo na região. As visitas às caves e adegas se tornaram frequentes por conta da curiosidade das pessoas em conhecer mais da cultura e da história por trás do vinho.
Mas, somente a partir da década de 70, o enoturismo começou a se popularizar em outros locais do mundo, incluindo o Brasil.
Nos anos 90, o conceito ganhou força com a criação do Movimento do Turismo Del Vino, na Itália, criado para promover a cultura do vinho e o desenvolvimento regional por meio do turismo.
Hoje, ele é conhecido como uma atividade global, impulsionando a economia mundial.
O que é ofertado no enoturismo
Depois dos anos 70, os vinicultores viram a oportunidade de mostrar seu trabalho através da história. O que antes era fechado a pequenos produtores familiares, se tornou um grande roteiro com muita elegância, aromas e sabores.
Geralmente, a oferta de serviços específicos para os visitantes incluem degustações, visitas guiadas e hospedagem em vinícolas.
O roteiro dos vinhos no Brasil
O Rio Grande do Sul é o berço das mais antigas vinícolas brasileiras. A Casa Valduga é considerada pioneira no enoturismo brasileiro, recebendo visitantes desde meados de 1980.
A vinícola oferece uma experiência completa com hospedagem, restaurante, museu e diversas opções de visitação e degustação.
Graças a popularidade do vinho no Brasil, o número de turistas em regiões vinícolas brasileiras cresceu significativamente nos últimos anos, com destaque para o Vale dos Vinhedos (RS) e a Serra Gaúcha (SC).
O enoturismo impulsiona positivamente a economia local, gerando empregos e rendas para regiões produtoras desta bebida tão apreciada.
É um roteiro interessante para conhecer a história por trás dos seus rótulos favoritos. Muitos, você encontra na Grand Cru Palmas para ter uma viagem através do sabor.
Coloque em seu próximo destino um roteiro completo de paisagens deslumbrantes e gastronomia local através do vinho, e viva essa experiência nas vinícolas do Brasil e do mundo afora!