Tipos de uva na produção do vinho
30 de novembro de 2022A arte de apreciar um vinho
30 de dezembro de 2022A taça do seu vinho preferido contém propriedades que podem ajudar na manutenção da sua saúde
Por Laryssa Holanda
Você já deve ter ouvido falar que o vinho faz bem para a saúde, né? Muitas vezes as pessoas sentem esse benefício, já outras questionam como uma bebida alcoólica pode ser benéfica.
Não é boato! Essa bebida social, típica da uva, presente na rotina de muitas pessoas, realmente traz benefícios. Isso se dá pois os componentes presentes no vinho auxiliam na manutenção da saúde do ser humano.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a bebida em moderação, sendo indicado 90 ml, equivalente a uma taça para mulheres e 180 ml, equivalente a duas taças para os homens.
Curiosidade: o motivo da diferenciação da quantidade entre homens e mulheres é por conta do organismo feminino absorver o álcool de maneira mais rápida.
Vamos conhecer os principais benefícios?
Propriedade de combate a radicais livres
A uva desempenha um papel de proteção contra o sol e os microrganismos na natureza graças aos polifenóis em sua composição. O vinho possui alto teor de polifenol, como resveratrol, encontrado nas cascas de uva.
Outros componentes, como taninos, também são responsáveis pela mesma ação. Isso faz com que o consumo moderado do vinho ajude a combater os radicais livres, aquelas moléculas responsáveis pelo nosso envelhecimento.
O vinho é um anticoagulante natural
Uma das propriedades do vinho é justamente agir como anticoagulante, o que isso quer dizer?
Ele ajuda a evitar a formação de coágulos no sangue, responsáveis por entupir as artérias. Isso faz com que atue diretamente na prevenção de um AVC.
Um verdadeiro amigo do coração
Esse é um dos maiores estudos sobre o vinho, os seus benefícios à saúde do coração.
Os polifenóis, que já falamos, também ajudam na vasodilatação das artérias, relaxando os vasos sanguíneos e melhorando a circulação. Logo, diminui a pressão arterial, evita a hipertensão e outros problemas que venham a surgir no coração.
O vinho fortalece o sistema imunológico
O vinho contém propriedades antinflamatórias e antioxidantes, ele consegue auxiliar na manutenção da quantidade de bactérias benéficas no intestino.
Isso auxilia na produção de células que fortalecem diretamente o sistema imune e as respostas à possíveis infecções. Um verdadeiro anti-inflamatório natural!
Auxilia na melhora da cognição humana
Quando você toma uma taça de vinho moderadamente, a sua memória tende a melhorar. Ele influencia diretamente na melhora cognitiva do ser humano, desenvolvendo e melhorando as funções básicas do cérebro, como o aprendizado.
Você sabia que ele pode inclusive prevenir o Alzheimer? Os compostos deixados no intestino atuam na proteção dos neurônios cerebrais.
O vinho pode ser aliado no combate de doenças crônicas
O vinho, com as suas propriedades antioxidantes, pode prevenir doenças crônicas. As suas propriedades auxiliam no aumento do colesterol bom e na diminuição do colesterol ruim no sangue.
Ele pode prevenir a resistência à insulina, controlando o nível de açúcar no sangue e assim, evitando a diabetes.
Sua composição benéfica pode combater os radicais livres que causam danos às células do corpo, evitando assim artrite, doenças na pele e até mesmo o câncer.
Lembre-se: o consumo de vinho para ser benéfico à saúde deve ser moderado. Ele pode ser um aliado no seu dia a dia com a combinação de uma alimentação balanceada e exercícios físicos.
Na Grand Cru Palmas temos uma diversidade enorme em nosso catálogo de vinho. Confira nossas opções e viva essa inesquecível combinação de sabor e saúde! Um brinde!
1 Comment
[…] trouxemos aqui inúmeros benefícios que o vinho proporciona à saúde. Além de saboroso, ele é rico em componentes que ajudam a melhorar o corpo humano quando […]