O vinho faz bem à saúde? Conheça os benefícios
15 de dezembro de 2022Cinco curiosidades sobre o vinho
15 de janeiro de 2023Entenda como funciona o processo de degustação do vinho
Por Laryssa Holanda
No decorrer da história do vinho, as pessoas aprenderam a degustar a bebida se tornando inclusive um hobby.
Quando pensamos em degustar um vinho, logo vem a imagem de grandes especialistas nessa bebida, assim como sommeliers indicando a partir de uma imensa lista de atributos que tornam cada vinho único.
Por curiosidade, por ser algo social ou simplesmente por adquirir um conhecimento mais aflorado sobre o vinho, é muito interessante entender o processo de degustação.
Este, por mais que pareça complexo, com o tempo se torna simples e prático no dia a dia dos consumidores.
Escolha o vinho para a degustação
Se você é um iniciante nesse mundo dos vinhos, a melhor escolha é a menor complexidade. Aqueles vinhos mais fáceis de beber, com menos taninos e menos encorpados, de preferência, feito de apenas um tipo de uva.
Isso faz com que você se familiarize com a bebida. Os vinhos secos são mais densos para beber, sendo necessário um costume para não gerar uma experiência ruim.
O vinho tinto suave é fácil de encontrar e geralmente possui as características para iniciantes. Eles também possuem um aroma e sabor mais suave e adocicado.
A temperatura ideal da bebida
Cada vinho é feito em um determinado, avaliando o seu amadurecimento e o seu envelhecimento. Logo, existem vinhos de velha guarda e vinhos mais jovens, de consumo imediato.
Dentro disso, a temperatura é extremamente importante. Nem todo vinho é servido gelado. Sempre verifique no rótulo a temperatura ideal da bebida e sirva nela para o melhor aproveitamento desta degustação.
Observe o vinho
Gire a taça levemente e faça a bebida “dançar”, degustar vinho é uma arte a ser apreciada, olhe o corpo do vinho. Nesse ato você pode colocar sua taça – própria para o consumo do vinho – diante da luz e ver sua tonalidade. Cada vinho possui uma tonalidade de cor diferente, graças ao tipo de uva utilizado, a sua fabricação e o seu amadurecimento.
Sinta o aroma marcante do vinho
Literalmente, cheire o vinho. É uma experiência única onde você consegue identificar o aroma que a bebida solta antes mesmo de beber. O movimento de girar a taça faz com que o contato com o ar ajude a soltar ainda mais o aroma marcante.
Alguns vinhos possuem o cheiro semelhante a cereja, frutas secas, couro, baunilha, entre outros. Se arrisque a sentir sua bebida pelo olfato.
O vinho é degustado a cada gole
A ideia da degustação é justamente apreciar. O vinho não é aquela bebida alcóolica para ser bebida de forma rápida, cada gole deve ser de cerca de 15 segundos.
Nessa etapa, perceba o que ele faz com seu paladar. A boca fica mais seca? Sente-a mais quente? É um sabor mais pesado? Isso ajuda a identificar alguns aspectos como acidez, tanino e teor alcóolico.
A arte de degustar um vinho é uma experiência marcante. Na Grand Cru Palmas temos um catálogo completo para sua degustação além de contar com ótimos sommeliers para auxiliar no processo e na escolha em nosso bistrô. Viva essa experiência!
1 Comment
[…] Baseado em um best-seller de mesmo nome, a personagem principal descobre pratos e amores sempre com uma taça na mão. Obrigatório para todo e qualquer amante de vinho. Um spoiler, além do vinho, prepare também um […]