Vinhos biodinâmicos: a garantia de um cultivo consciente
15 de março de 2023Como criar uma adega em casa: dicas e truques
15 de abril de 2023A produção da uva depende diretamente do clima, alguns fatores são necessários para obter um vinho de qualidade
Por Laryssa Holanda
Não é novidade que existe um grande aumento da temperatura atmosférica da terra. A mudança climática, que se agrava cada vez mais, afeta a produção em massa da agricultura em o todo mundo.
O vinho é afetado diretamente nessa mudança drástica de temperatura. Isso se dá, pois cada produção, cada tipo de vinho, demanda uma temperatura, e um solo e uma estrutura específicos.
Mudanças bruscas de temperatura fazem com que ocorra quebra da safra.
Qual a relação do clima com a produção da uva?
O solo, para a produção da safra da uva, precisa estar com o pH alinhado. A medida da acidez muito alta causa mudança na estrutura, qualidade e longevidade dos vinhos.
A mudança de temperatura faz com que crie alterações fenológicas na uva, gerando alteração na qualidade, no aroma e na cor. Você pode notar que cada vinho possui uma coloração diferente, de acordo com sua safra, como também com seu sabor e seu aroma.
O amadurecimento da uva precocemente, que ocorre em solos quentes, pode aumentar o nível de açúcar e logo, o nível alcoólico da bebida.
Toda a estrutura do vinho, como taninos e pigmentos, é afetada diante da mudança climática.
Produção de vinho nas alturas
Hoje, muitos produtores optaram pelo plantio em altitudes mais altas para driblar o aquecimento global. Para isso se tornar funcional, é necessário uma adaptação nessas altitudes, dependendo do clima da região proposta, a qualidade da luz e da água.
Isso se iniciou na Argentina, onde já existem vinhedos nas Cordilheiras dos Andes, a mais de 3 mil metros de altitude.
Outro fato é que muitas vinícolas se instalam em locais mais frios. Um exemplo claro é o Brasil, um país tropical que mantém as suas principais vinícolas no Sul, onde é caracterizado pelo polo mais frio.
Soluções conscientes
Não é só apenas apreciar um bom vinho, para manter uma bebida de qualidade podemos fazer a nossa parte pelo planeta com soluções conscientes, que evitam o avanço do aquecimento global. É aquela velha história de que de um em um, a gente faz a diferença no mundo.
Cultive hábitos saudáveis, como separação de lixo, redução do o consumo de água e energia, além disso evite queimadas e sistemas poluentes.
Sabe aquela garrafa de vinho? Não esqueça de reciclar após o uso.
E mais, valorize e incentive a agricultura orgânica e biodinâmica – você pode conferir mais sobre o assunto neste artigo (adicionar link do artigo de vinhos biodinâmicos) – são formas de preservar o solo e a natureza e manter a melhor qualidade do vinho.
Na Grand Cru Palmas, prezamos pela qualidade da bebida a cada gole, vamos juntos nessa!
2 Comments
[…] Entenda mais sobre as mudanças climáticas e como afetam o vinho. […]
[…] um país de dimensões continentais, o Brasil possui vários tipos de solos e climas. O que facilita a criação de diversas videiras. Aqui você pode encontrar vinhos tintos, brancos, […]