Entre a taça de vinho e a xícara de café
15 de abril de 2022Grand Cru Palmas é o restaurante oficial da CASACOR Tocantins
15 de junho de 2022Como saber se um vinho deve ou não ser decantado
Você comprou ou ganhou um decanter e nunca usou por não saber quando fazê-lo?
Por Daniel Perches
A palavra decantar é amplamente usada no mundo do vinho. Com frequência, podemos encontrar publicações e até mesmo fichas técnicas dizendo o tempo de decantação de um vinho. E por ser uma dúvida comum, trouxemos para cá a resposta, para ajudar você a tirar melhor proveito do seu vinho.
O que é decantar um vinho? Por que decantar um vinho?
Primeiramente vamos entender o que é a decantação. Ela é uma técnica utilizada para separar os resíduos sólidos do líquido. Esses resíduos podem ser cristais que vão se formando ao longo do tempo e que não fazem nenhum mal (só não são muito agradáveis) ou até pequenos pedaços de rolha, que pode se desfazer ao abrir o vinho, por exemplo.
Para isso, usa-se o decanter, que nada mais é do que um jarro para despejar o vinho e fazer essa separação. O decanter tem também a função de aerar o vinho, ou seja, fazer com que ele tenha maior contato com o oxigênio, liberando seus aromas e o evoluindo um pouquinho mais rápido, para que possa ficar mais prazeroso.
Sendo assim, os vinhos que precisam de decantação são esses que possuem os tais resíduos, e você consegue ver facilmente ele embaixo da garrafa, se coloca-la contra a luz antes de abrir. Ah, e fica uma dica: se você for decantar, o melhor é deixar a garrafa em pé por algumas horas antes de abrir. Assim todos os resíduos descem para o fundo e você conseguirá fazer a separação mais facilmente.
E para terminar, saiba que quando for decantar, você vai ter que deixar um pouquinho de vinho na garrafa, pois não vai conseguir tirar todo o líquido sem que venha alguma parte sólida. Infelizmente, esse é o “ônus” do negócio.
Um abraço e até a próxima dica!
Daniel Perches
1 Comment
[…] Ao decantar um vinho, ou servir uma taça, por exemplo, era possível impedir esses sedimentos de serem derramados no copo, pois se separavam do restante do conteúdo. Foi então neste momento que produtores foram convencidos a adotar este formato de fundo. […]