Qual é o vinho mais antigo do mundo?
30 de junho de 2022As características do vinho antigo e do vinho jovem
30 de setembro de 2022O Brasil conquistou a 14ª posição no ranking do mercado de vinhos.
Por Laryssa Holanda
O vinho é a típica bebida que harmoniza com diversos pratos, levando o sabor único da uva à mesa de diversos brasileiros.
Em 2010, o número de apreciadores de vinhos duplicou no Brasil. Uma pesquisa realizada pela Wine Intelligence mostra que o consumo mensal da bebida no país chegou a 36% dentro da população adulta, similar aos números do mercado norte-americano.
O estudo mostra que o gosto pela bebida feita a partir da uva ganhou destaque no paladar dos brasileiros durante a pandemia. Houve um salto de 12 posições diante do que era antes. O Brasil em 2021 alcançou a 14ª posição no mercado de vinho mais atraente com 50 milhões de pessoas que consomem vinho regularmente.
O mercado de vinho em 2022
A União Brasileira de Vitivicultura (Uvibra) aponta que esse ano a bebida continua em alta no mercado. Entre janeiro e fevereiro foram consumidos 40 milhões de litros entre vinhos finos, espumantes e o suco de uva. Houve um aumento de 53% em comparação ao mesmo período em 2021. A tendência do mercado é se manter em alta, principalmente no inverno.
Você sabia que os gaúchos bebem cerca de 7 litros por ano? Mais alto que a média brasileira em geral. É uma deliciosa forma de esquentar os dias mais frios.
Mas não só no inverno! O vinho é a bebida ideal para qualquer época do ano, inclusive nos dias mais quentes. Para se refrescar em dias de altas temperaturas, invista em opções mais leves, como os vinhos brancos. Consumi-los gelados são uma ótima escolha, mantenha a temperatura da bebida perto de 6º para brancos e rosé, e para vinhos tintos, a 15º. Procure harmonizar com pratos refrescantes como a combinação de frutos do mar, saladas e queijos.
Os vinhos preferidos dos brasileiros
De acordo com uma pesquisa feita pelo Cupom Válido, divulgada pela revista Globo Rural, o vinho mais querido do paladar dos brasileiros é o clássico vinho tinto. Ele se encontra com 55% da preferência dos consumidores. O vinho branco ocupa a segunda colocação com 25% e, por último, o vinho rosé, com 20% da preferência.
Dentro da categoria do vinho tinto, os brasileiros preferem os da uva Malbec, de origem francesa, ela é responsável por cerca de 59% do plantio mundial. Dentro dessa mesma categoria encontra-se também o Merlot e o Cabernet Sauvignon.
Já entre os tipos de vinho branco, a primeira escolha se dá pelo tipo Chardonnay. A uva do tipo Sauvignon Blanc ocupa o segundo lugar e a Moscato, em terceiro, dentro do gosto dos brasileiros
A crescente do consumo de vinho na pandemia
Como já citado, o consumo de vinho que deu a colocação do Brasil no ranking ocorreu durante o período pandêmico dos últimos dois anos. Mas porque na pandemia? Essa pergunta pode ser respondida de uma maneira bem clara: durante o isolamento, não tinha como ir desfrutar de experiências gastronómicas em restaurantes. Com o comércio fechado, houve a necessidade de reinventar.
As pessoas começaram a realizar essas experiências em casa e, claro, um bom vinho não podia faltar. Seja para recompensar um dia cansativo, para comemorar um momento especial ou curtir a própria companhia, ele se tornou um grande protagonista na mesa dos brasileiros.
Hoje a vida volta gradativamente ao normal, mas o hábito não se perdeu. Muitos amantes de vinhos têm a possibilidade de frequentar empórios e restaurantes para desfrutar desta grande herança do oriente médio.
Aprecie na Grand Cru
Sabia que aqui você pode degustar taças de vinhos com um cartão exclusivo Grand Cru? Temos em nosso bistrô uma máquina de vinhos que permite a degustação de taças de 30, 60 e 120ml com até 8 rótulos disponíveis. Ideal para quem quer provar o melhor dos vinhos, tendo diversidade em sua escolha.
Aproveite para visitar a Grand Cru Palmas onde você pode encontrar os vinhos das melhores reservas com pratos que harmonizam e conquistam o paladar de quem vivencia essa experiência.