As características do vinho antigo e do vinho jovem
30 de setembro de 2022Harmonize os melhores vinhos com diversos pratos
30 de outubro de 2022Como identificar um vinho do mercado clandestino
Por Laryssa Holanda
Um vinho de boa qualidade passa por um processo de produção extenso até chegar na fase final, onde o consumidor adquire o rótulo desejado. O preço dele é compatível com essas etapas, e também com o trabalho, mão de obra e recursos da produção.
Muitas pessoas gostam de degustar um bom vinho e buscam alternativas mais baratas, e realmente acham no mercado uma marca de grande nome a um preço abaixo da faixa de comercialização. Você deve estar pensando, mas é uma promoção, logo um benefício, certo? Na verdade, não!
O contrabando de vinhos no Brasil
O contrabando de vinhos cresceu muito no Brasil nos últimos anos. O mercado clandestino movimentou cerca de 2 bilhões de reais só em 2021. Uma reportagem especial feita pelo Fantástico trouxe dados dos últimos três anos, onde o número de apreensão das garrafas vendidas de forma ilegal aumentou 7 vezes.
A maior parte desse contrabando vem da Argentina e o transporte é entre a fronteira do rio Uruguai em portos improvisados, de uma maneira que consiga despistar a receita federal brasileira, que está atuando diretamente no combate desse tipo de crime.
Além de ser um recurso contra a lei de importação brasileira, o vinho contrabandeado não possui a mesma qualidade de um vinho que chega nas prateleiras das adegas da maneira correta. Isso porque é transportado a longa distância sem os recursos de preservação ideal fundamentais para uma boa bebida, como temperatura e luminosidade.
Mas como identificar se o vinho que você pretende adquirir foi contrabandeado?
Atente-se ao rótulo:
Todo vinho que passou pelo processo de importação legal tem o contra rótulo em português, é uma exigência de todo produto exportado para o Brasil, caso não possua, certamente ele é ilegal.
Outros aspectos como um rótulo rasgado, manchado, arranhado ou desbotado, são sinais de um transporte com poucos cuidados, que na maioria dos casos não ocorre no transporte legal.
Muito além de perfeccionismo, é sobre a qualidade: atente-se aos detalhes.
Um bom vinho tem todo o cuidado, inclusive com a garrafa, o seu rótulo sempre está posicionado corretamente, com toda a ortografia das informações corretas. Fica a dica de sempre pesquisar como é realmente a embalagem dessa reserva para ver se contradiz em algum detalhe.
- Atenção ao preço da garrafa de vinho:
Como já foi dito, até que o vinho chegue nas mãos do consumidor, ele passa por um processo intenso de produção que demanda custo. Logo, seu repasse de preço não tem como ser abaixo da qualidade de sua safra.
Adquira seu vinho de vendedores certificados:
Sejam adegas, empórios ou mercados, sempre busque adquirir a sua bebida em locais que tenham certificação de venda, onde o processo de importação e compra são de qualidade e legalizados.
Na Grand Cru Palmas nós possuímos diversos rótulos certificados para entregar um vinho de melhor qualidade aos nossos clientes. Confira as nossas reservas, adquira o seu preferido. Venha degustar uma boa taça conosco!