Qual a relação do vinho com a flora intestinal?
28 de fevereiro de 2023Como as mudanças climáticas podem afetar a qualidade do vinho?
30 de março de 2023A agricultura biodinâmica preza pela produção de vinhos de forma natural, valorizando os ciclos da terra
Por Laryssa Holanda
Você já ouviu falar em vinhos biodinâmicos?
Essa categoria de produção segue os conceitos da agricultura biodinâmica que preza a preparação ideal e natural do solo.
Os vinhedos que seguem a biodinâmica são cultivados de acordo com a antroposofia, ou seja, existe uma harmonia entre todos os elementos: preparação do solo, plantio e colheita das uvas.
Nessa preparação, não são utilizados nenhum tipo de agrotóxico ou fertilizantes, sendo priorizado elementos naturais para a preparação do solo.
A história por trás do conceito de agricultura biodinâmica
Baseado nos estudos do grande filósofo austríaco Rudolf Steiner, fundador da antroposofia, a agricultura biodinâmica acredita que: a intervenção humana deve ser feita da menor forma possível em cima dos ciclos naturais da terra, prezando o alinhamento entre todos os reinos vivos e o ciclo do sol e da lua.
Do grego, biodinâmico significa vida e energia mostrando mais uma vez a teoria de Steiner diante do cultivo alinhado com a natureza e os cosmos.
Os vinhos entraram na produção biodinâmica e hoje é possível encontrar diversos rótulos disponíveis para consumo.
Fabricado pelo mundo afora, a certificação de qualidade é pela Demeter Internacional, a maior organização de agricultura biodinâmica. No nosso país, os vinhos biodinâmicos contém o selo Demeter pela Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD).
O que faz um vinhedo ser biodinâmico?
Para um vinhedo ser considerado biodinâmico, o produtor deve entender que a saúde da terra está diretamente relacionada à saúde do ser humano, logo, o solo deve ser respeitado de acordo com seus ciclos.
Por essa razão, os vitivinicultores nessa categoria, muitas vezes, buscam adequar a sua colheita com as fases da lua e os elementos naturais, havendo a separação de dias de raízes, flores, frutos e folhas, mantendo o equilíbrio.
Faz lembrar o cultivo orgânico, né? Mas calma, nem todo vinho orgânico é biodinâmico. Vamos te mostrar a diferença.
Todos os vinhos biodinâmicos possuem a produção orgânica, sem produtos industriais como agrotóxicos, fertilizantes e conservantes. Porém, na biodinâmica, diferente da produção apenas orgânica, é mais natural ainda todo o processo. Isso se dá por conta justamente do alinhamento com os ciclos da terra e a valorização dos compostos vegetais e minerais.
Aqui na Grand Cru Palmas, nós temos uma grande diversidade de vinhos biodinâmicos para você conhecer através do sabor. Visite e garanta os seus preferidos! Nossos sommeliers estão a postos para te ajudar na melhor escolha.
2 Comments
[…] Conheça também os vinhos biodinâmicos: a garantia de um cultivo consciente. […]
[…] já falamos em outro artigo sobre o que são os vinhos biodinâmicos, mas hoje, é a vez de falarmos sobre os sustentáveis. Antes precisamos entender como as […]