O papel do sommelier na recomendação de vinhos
30 de maio de 2023Regiões vinícolas no Brasil: onde encontrar os melhores vinhos nacionais
30 de junho de 2023Você vai até uma adega comprar um vinho, e ao pegá-lo repara que muitas das garrafas possuem o fundo côncavo.
Por Nayliê Moreira
Provavelmente já se perguntou o motivo desse formato, e é sobre isso que vamos falar hoje.
Antes de serem produzidas de forma industrial e mecânica, existia uma técnica chamada sopro de barril, onde se produzia um fundo arredondado. Entretanto, esse formato tornava impossível o equilíbrio em qualquer superfície.
A única solução seria então empurrar a protuberância para dentro, tornando assim o fundo da garrafa côncavo, aquele que vocês conhecem hoje. Sendo assim, atualmente elas possuem o equilíbrio para serem postas em pé e em qualquer superfície plana.
Chegou a produção industrial, e com ela muitos produtores optaram por fazer mudanças no formato da garrafa, já que agora elas poderiam possuir o fundo de uma base plana, e parte deles achavam a ideia inovadora e desapegada da antiga tradição.
Além do equilíbrio
Agora você deve estar pensando, então é apenas sobre equilíbrio? Não.
Alguns produtores começaram a observar que aquele fundo côncavo permitia que os sedimentos insolúveis, que eram produzidos pela fermentação, ficassem no fundo da garrafa. Evitando, assim, a dispersão.
Ao decantar um vinho, ou servir uma taça, por exemplo, era possível impedir esses sedimentos de serem derramados no copo, pois se separavam do restante do conteúdo. Foi então neste momento que produtores foram convencidos a adotar este formato de fundo.
Outros estudos
A forma côncava da garrafa foi desde então, e é até hoje, fonte de diversos estudos e alguns mostraram resultados interessantes, como:
- Adequada para espumantes e champanhe: este formato faz com que os espumantes e champanhes, em contato com o gelo, possam esfriar de forma mais rápida. Garantindo assim, uma maior superfície de contato entre a garrafa e o gelo.
- Resistência: sim, a garrafa se torna mais resistente contra qualquer tipo de impacto, e também contra a pressão de gases internos que podem ser dispersos em uma maior superfície.
- Favorece o serviço do vinho: essa com certeza você já conhecia, ao tirar o vinho do fundo e colocando o polegar na cavidade, você evita aquecer a garrafa e a mantém na temperatura adequada.
Gostou dessa informação? Aproveite para nos contar nos comentários se você já tinha esse conhecimento e lembre-se de passar aqui na Grand Cru Palmas para escolher o seu rótulo especial. Confira alguns deles aqui.
1 Comment
[…] Nós já até falamos sobre o motivo de várias garrafas terem esse formato, você pode saber mais aqui. […]