Tinto de Verano e Sangria, diferenças dos drinks e como prepará-los
2 de maio de 2024Uma doce harmonização: vinhos e chocolates
31 de maio de 2024Conheça a herança das mulheres na produção de grandes vinhos e sua história
Por Laryssa Holanda
Você já imaginou o rosto por trás das vinícolas pelo mundo?
Com o passar dos anos, as mulheres ganharam destaque à frente de trabalhos importantes, é claro que não seria diferente também na produção dos vinhos.
O papel feminino nessa indústria vem desde a antiguidade, onde as mulheres estavam envolvidas na fermentação das uvas e na produção de vinho em suas casas.
Nos tempos modernos, temos mulheres como líderes de grandes vinícolas, inovando a vinificação através dos tempos.
Na Europa do século XIX, apesar de uma sociedade, predominantemente, dominada por homens, algumas mulheres se destacaram.
As mulheres na história do vinho
Você que aprecia o sabor de um bom espumante, já deve ter ouvido falar do Veuve Clicquot-Ponsardin. Pois é, por trás do sabor incomparável desse rótulo está a ideia de uma grande mulher.
Madame Clicquot, conhecida como “A Viúva Clicquot” assumiu a vinícola do marido na França após sua morte e inovou a produção de champanhe, sendo inclusive responsável pela invenção da mesa de remuage, que melhorou significativamente a qualidade da bebida. Por isso, era chamada como a primeira dama do champanhe.
A história não para por aí, no século XX mulheres começaram a ganhar reconhecimento como enólogas e proprietárias de vinícolas. Maria Teresa Mascarello é um grande exemplo, em 1993 começou a administrar a vinícola de sua família.
Uma mulher jovem e solteira e também, filha única, viu em suas mãos a responsabilidade de eternizar o legado de seu pai e entrou em um ambiente majoritariamente masculino, onde ainda existia muito preconceito com as mulheres.
A sua persistência e autoconfiança fez com que as tradições de sua família se mantivessem vivas e, em 2005, elaborou sua primeira safra com ótimas críticas.
Voltando um pouco na história, temos a grandiosa vinícola Allegrini. Os degustadores de vinho, com toda certeza, já tiveram a oportunidade de apreciar o sabor desses clássicos rótulos.
Originada no século XVI, é uma das vinícolas mais premiadas e reconhecidas pelo mundo. Sua localização é nas colinas de Valpolicella, na Itália.
O nome é o sobrenome da família que, agora, em sua sexta geração, leva a liderança de uma mulher.
Marilisa Allegrini, psicóloga de formação, assumiu o posto nos negócios da família após o pedido de seu irmão. Sob seu comando, com carisma e determinação, a vinícola expandiu suas terras, além de ganhar espaço no mercado pelo mundo.
O impacto das mulheres na vinicultura não é apenas limitado à produção de vinhos de alta qualidade, mas também na mudança das normas culturais e na abertura do caminho para futuras gerações.
A educação vinícola para mulheres é uma área que têm visto crescimento significativo, proporcionando a elas as ferramentas necessárias para superar os desafios e prosperar neste campo.
Te convidamos a prestigiar os grandes nomes femininos através do aroma e sabor de seus rótulos. Você pode encontrá-los aqui, na Grand Cru Palmas, um brinde!