As mulheres no mundo dos vinhos
20 de maio de 2024A origem do vinho quente
17 de junho de 2024Aprenda a harmonizar a elegância do vinho com a intensidade do chocolate
Por Laryssa Holanda
O clima de romance está no ar com a chegada do Dia dos Namorados. Uma ocasião perfeita para um vinho, símbolo de sedução e também para a intensidade que o chocolate proporciona.
É muito comum os casais se presentearem ou celebrarem com esses dois saborosos elementos, por serem uma ótima combinação: você pode harmonizar o frescor do vinho com o inesquecível sabor do cacau.
Para inspirar o seu amor, trouxemos um pouco de história. Vamos conferir?
A relação do vinho e do chocolate com o romance
As civilizações antigas, como os gregos e romanos, consideravam o vinho como uma bebida dos deuses, muitas vezes associada a rituais de amor e comemoração. Com sua rica paleta de aromas, esta bebida cria uma atmosfera espacial e sedutora, ideal para momentos de pausa e relaxamento.
A história do chocolate como símbolo de romance surgiu no século XIX com o médico e químico francês Jean-Anthelme Brillat-Savarin. Ele o declarou como um afrodisíaco incomparável.
No mesmo século, houve um desenvolvimento comercial e o crescimento da produção do chocolate e aí surgiu a oportunidade: em 1861, Richard Cadbury criou as primeiras caixas decoradas com temas românticos e cupidos, destinadas ao Dia dos Namorados.
Como harmonizar vinho com chocolate?
Harmonizar vinho com chocolate pode ser uma experiência deliciosa e sofisticada. Você encontra uma enorme variedade em prateleiras e adegas, mas na hora de escolher, alguns detalhes vão fazer toda a diferença.
Os chocolates mais doces combinam bem com uma bebida igualmente doce como o Vinho do Porto, um típico rótulo de sobremesa. A mistura adocicada de ambos se completa perfeitamente.
Já os chocolates amargos precisam de vinhos robustos e encorpados para o match ideal. Os tintos como Cabernet Sauvignon ou Syrah combinam com o maior teor de cacau.
Sabe aqueles aromas como baunilha, especiarias e frutas secas? Tanto vinho como chocolate possuem as notas aromáticas. Sendo elas semelhantes ou iguais, formam uma combinação saborosa e agradável.
Por exemplo, a Merlot, uma uva típica do vinho tinto, combina bem com o chocolate ao leite pois, ambos possuem um aroma suave e adocicado.
Para entender melhor cada tipo de vinho e o chocolate destinado a ele, trouxemos um pequeno guia para você ter uma ideia na hora de escolher.
- Chocolate ao Leite
O chocolate ao leite é um dos preferidos da maioria das pessoas. Ele possui uma cremosidade única e o sabor mais doce. É recomendado combinar com vinhos feitos a partir de uvas Merlot, Zinfandel e Ruby Port.
- Chocolate amargo
O chocolate amargo tem um sabor mais intenso, característico da maior quantidade de cacau (70% ou mais). Para esse chocolate, o ideal é um vinho mais robusto, como os feitos a partir da uva Cabernet Sauvignon ou Syrah.
Chocolate Branco
O chocolate branco, por ser mais doce, combina com vinhos brancos como os feitos a partir da nobre uva Riesling e também com um refrescante espumante.
Recentemente, a Grand Cru Palmas esteve presente no evento de moda que contemplou as estampas marcantes da Lez a Lez com a estilista Duda Pretto. Nessa ocasião, os convidados prestigiaram grandes rótulos da Grand Cru com o incrível sabor da Noir Chocolates. O resultado foi um mix de sabores que encantou a todos.
Você pode encontrar rótulos incríveis para presentear quem você ama nesse Dia dos Namorados com muita elegância na Grand Cru Palmas.