Conheça a surpreendente história por trás da relação da extinção dos dinossauros com a produção do vinho
Por Laryssa Holanda
Há 66 milhões de anos os dinossauros foram extintos, deixando uma rica história para as futuras gerações.
Em 2021, foi revelada uma evidência histórica: a revista Nature Plants apontou a descoberta de sementes de uva fossilizadas na América do Sul datadas da mesma época dos dinossauros. Coincidência ou não, os fatos estão relacionados.
Esse registro sugere que as uvas já existiam antes do evento de extinção e que a ausência desses animais pode ter impulsionado sua expansão e sua diversificação.
A relação da extinção com a expansão da uva
O que acontece é que com a extinção dos grandes répteis antigos, a flora do planeta foi alterada. Sem os herbívoros, as florestas se tornaram mais densas e fechadas.
Com a maior densidade das florestas, as plantas trepadeiras, como as videiras, encontraram um ambiente ideal para se desenvolver e competir por luz solar.
A evolução de aves e mamíferos frugívoros, após a extinção dos dinossauros, contribuiu para a dispersão das sementes de uva, expandindo o seu alcance geográfico, que vemos em todo o mundo, sendo possível a produção do vinho como conhecemos hoje.
E qual a relação com os vinhos que tomamos?
Indiretamente, pode se dizer que a extinção tem tudo a ver com o processo de produção do vinho. Com o passar dos anos, a domesticação da videira foi o ponto forte para o desenvolvimento da viticultura, milhares de anos depois da ocorrência histórica.
O vinho como conhecemos hoje, é um feito da evolução das uvas e sua dispersão pelo mundo – somado com o avanço dos cultivos, preparação do solo, estudo, história e tecnologia.
A diversidade de uvas que temos é resultado de milhões de anos de evolução, que foi moldada, em parte, pela extinção dos dinossauros e pelas mudanças ambientais que se seguiram.
Essa história evolutiva reflete na rica variedade de vinhos que apreciamos atualmente, tornando cada taça uma conexão com o passado distante do nosso planeta.
Para desfrutar desse conhecimento, que tal uma taça de vinho? Na Grand Cru Palmas temos uma enorme diversidade entre branco, tinto, rosé e claro, os blends. Escolha seu preferido e brinde à história!