
Entenda as diferenças entre o vinho seco e o suave
30 de janeiro de 2025
O que o vinho e a música têm em comum?
28 de fevereiro de 2025Especialistas ensinam as melhores maneiras de resfriar o seu vinho
Já se perguntou qual a temperatura ideal para aproveitar ao máximo tudo que seu vinho tem para oferecer?
Na edição da Grand Cru Magazine de Janeiro, Roberto Saraiva trouxe uma matéria envolvente, com dicas de nossos especialistas para garantir que você consiga desfrutar corretamente de todo aroma e sabor de sua bebida. Vamos lá?

Como medir
O jeito mais preciso e acessível para medir a temperatura das garrafas é usar um termômetro. Existem dois tipos: anel, que envolve o rótulo e indica rapidamente a temperatura, e haste, para obter uma leitura exata.
Segundo Nathália, as duas opções são fáceis de encontrar e úteis para quem gosta de servir as bebidas sempre na temperatura ideal. Embora não seja tão exato, o toque também pode ajudar. Espumantes ou vinhos brancos devem estar bem frios nos dedos, mas sem parecer que saíram do congelador. Já os tintos devem estar frescos, mas não gelados.

Balde de gelo
O balde de gelo é uma das alternativas mais rápidas e práticas e pode salvar nos momentos de pressa. Rafaela ensina que é importante adicionar água ao gelo para aumentar a superfície de contato com a garrafa.
“O truque de adicionar sal acelera ainda mais o processo, porque reduz o ponto de congelamento da água”, diz Nathália. Entre 15 e 20 minutos, a garrafa está pronta! Ou entre cinco e 10 minutos, no caso dos tintos

Na geladeira
Colocar a garrafa na geladeira é a opção mais prática e segura, especialmente se você já sabe que vai abrir aquele vinho ou espumante no fim do dia, ensina a enóloga e sommelière Nathália Paz.
Segundo ela, a prateleira do meio ou a parte de baixo, onde o frio é mais uniforme, são ideais. A exceção são os vinhos tintos, que precisam apenas de um “susto” para chegar à melhor temperatura de serviço, entre 14 ºC e 18 ºC. Para esses, a dica de Rafaela Reis, enóloga e sommelière da Grand Cru, é colocar a garrafa na porta da geladeira “na hora em que for pedir a pizza”.
Na hora do aperto
As duas especialistas têm estratégias para quando a única saída é o improviso. Se não há balde de gelo e, muito menos, tempo suficiente, a dica de Rafaela é enrolar a garrafa em três folhas de papel toalha molhado e colocar no freezer. “Esse é um último recurso e não é a melhor opção. No caso de espumantes, não recomendo usar o congelador porque a garrafa pode estourar se você esquecer”.
O truque de emergência de Nathália, quando nem freezer há, é enrolar a garrafa em uma toalha molhada e colocar na sombra ou em frente a um ventilador por cerca de 40 minutos.

Não armazene suas garrafas em temperatura de serviço
Para não comprometer a longevidade ou a qualidade do vinho, Nathália recomenda gelar a garrafa apenas próximo ao momento de consumo. “Temperaturas mais baixas podem ‘adormecer’ o vinho. Se armazenado assim, seus aromas e sabores podem não evoluir como deveriam, especialmente em vinhos de guarda.
É como se a bebida fosse ‘congelada no tempo’”, ensina a enóloga. A baixa umidade em geladeiras também pode ressecar as rolhas. Segundo Rafaela, o melhor lugar para armazenar um vinho é abrigado da luz natural e artificial, do calor, de mudanças de temperatura e de trepidação.
LEIA TAMBÉM: Temperatura ideal para o consumo de cada vinho
Agora você já sabe como aproveitar sua bebida com a temperatura correta. Esse e mais conteúdos você encontra em nossas edições mensais da Grand Cru Magazine, uma revista exclusiva para assinantes do clube de vinho da Grand Cru. Além de descontos você fica por dentro de tudo que envolve esse universo.
Na Grand Cru Palmas, você pode usufruir de seus benefícios, além de contar com uma equipe preparada para te atender. Venha nos visitar e aproveite!