A tecnologia da realidade aumentada em rótulos de vinhos
15 de agosto de 2023Vinícolas e produtores sustentáveis
15 de outubro de 2023Uma bebida de celebração por excelência, o espumante é conhecido para além de seu sabor, trazendo alegria e surpreendendo em qualquer ocasião.
Por Nayliê Moreira
Se você já foi fazer uma compra na seção de espumantes e ficou perdido pela quantidade de opções, nós vamos te ajudar a entender os seus variados tipos e como essa bebida – com borbulhas e sabor único – conquista paladares ao redor do mundo.
O que é um espumante
Antes de falar sobre os tipos de espumantes, precisamos entender o que é um espumante. É claro que sabemos que eles possuem aquelas bolhas que saem do fundo da taça até a superfície, por isso é muito simples entender o que é o espumante, nada mais que um tipo de vinho normalmente branco ou rosé, que possui gás carbônico naturalmente produzido durante o seu processo de fermentação.
Os diferentes tipos de espumantes
Sabe-se que o Champagne é considerado o mais famoso deles, mas você sabia que esse nome é dado exclusivamente devido a região em que é produzido?
Elaborado na França e pelo método tradicional, que envolve uma segunda fermentação na garrafa, é destacado por seu sabor seco e elegante, e geralmente leva notas de frutas cítricas e brioche. É produzido com três tipos de uvas: Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier.
Cava: a Espanha é a origem deste tipo de espumante, produzido principalmente na região de Catalunha. Da mesma forma, ele também é elaborado por método tradicional, porém com outras uvas nativas da região, como Macabeo, Parellada e Xarel-lo. O cava possui características frescas, com aromas de maçã-verde e notas florais. A sua acidez é geralmente mais elevada, o que o torna uma ótima opção para harmonização com frutos do mar e pratos leves.
O Prosecco: originário da região do Veneto, na Itália, o Prosecco é elaborado a partir da uva Glera. Ao contrário do Champagne e do Cava, a produção deste tipo de espumante é feita pelo método Charmat, no qual a segunda fermentação é ocorrida em tanques de aço inoxidável. Essa técnica confere ao Prosecco uma efervescência mais leve e sabor frutado, com notas de maçã, pêssego e flores brancas. É uma opção muito popular para coquetéis, como o famoso Bellini.
Asti: também da Itália, este é um espumante doce e frisante produzido na região de Piemonte. Feito a partir da uva Moscato, ele apresenta uma efervescência delicada e aromas de frutas doces, como pêssego, melão e damasco. Perfeito para sobremesas ou para ser apreciado sozinho como uma bebida refrescante e agradável.
Espumantes brasileiros
O Brasil também é conhecido por sua produção de espumantes de alta qualidade. As principais regiões produtoras são o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O país produz uma variedade de espumantes, desde os mais secos até os mais doces. As uvas utilizadas podem ser Chardonnay, Pinot Noir, Riesling Itálico, entre outras. Os espumantes brasileiros costumam ser leves, frescos e frutados.
Como podemos ver, os espumantes oferecem uma variedade de sabores e estilos para todos os gostos. Seja para brindar em uma ocasião especial ou simplesmente para apreciar em um momento descontraído.
Experimentar diferentes tipos de espumantes é uma forma de explorar toda a riqueza dessa bebida festiva. Então, venha até a nossa loja e escolha com qual rótulo você irá fazer seu brinde.
2 Comments
[…] de que os leitores do nosso blog são apaixonados por essa bebida milenar, mas hoje iremos dar algumas dicas para que vocês possam apurar seus conhecimentos e se tornarem grandes […]
[…] de brindar com champanhe no Ano Novo, é crucial retroceder às suas origens. O champanhe, vinho espumante originário da região de Champagne, na França, alcançou a sua ascensão no século XVII. […]