Mitos e verdades sobre os vinhos
30 de novembro de 2023De onde surgiu a tradição de brindar com champanhe no Ano Novo
30 de dezembro de 2023A temperatura de serviço do vinho interfere em seu sabor, aroma e teor alcóolico
Por Laryssa Holanda
O armazenamento do vinho é algo muito importante para a sua qualidade, assim como a forma que ele será servido.
Frequentemente, você deve ouviu falar que uma garrafa de vinho deve ser mantida e consumida em temperatura ambiente, né?
Isso na verdade não é a forma correta e te explico o porquê.
Imagine aqui no Brasil, onde todas as regiões possuem um tipo de clima. A temperatura ambiente não será a mesma no Nordeste e no Sul, dessa maneira, não é possível definir a temperatura de serviço pela localidade.
Mas por que se importar tanto com a temperatura de serviço de um vinho?
Ela interfere em cada característica da bebida típica da uva como o aroma, o tanino presente e o seu teor alcóolico, afinal, essa temperatura auxilia na manutenção da qualidade de cada tipo de vinho.
Um vinho muito quente terá um teor alcóolico maior, já um vinho muito gelado existe a perda de aromas. A conservação ideal do vinho é o segredo para degustar a bebida da forma correta e cheia de sabor.
Confira a temperatura ideal por categoria de vinho.
Vinhos tintos
Ainda que estes vinhos devam ser servidos frios, eles não devem ser servidos em temperaturas extremas. Tudo isso, depende de sua categoria. Dentro dos vinhos tintos, existem os mais leves e os mais encorpados.
Os mais leves são servidos entre 12 a 14ºC; os vinhos tintos jovens entre 14 a 16ºC; os médios a 16ºC; encorpados ou que passaram pelo processo de envelhecimento de 16 a 18ºC; e o vinho do porto a 14ºC.
Vinhos brancos
Ideal para que você possa curtir o seu verão, ainda mais naqueles dias mais quentes já que são servidos em temperaturas baixas, que mantém toda a leveza dessa bebida.
Os vinhos brancos mais leves são servidos de 6º a 8ºC; já os envelhecidos com tom amadeirado de 10 a 12ºC.
O ideal é que mantenha sempre essa temperatura durante todo o tempo que está degustando a bebida para preservar o seu aroma delicado e único.
Espumantes
Para usufruir de um espumante em condições ideais, a temperatura deve ser mais baixa (entre 6° a 12°C, dependendo do estilo). Quando quente, o gás carbônico se desprende mais rápido, fazendo com que se reduzam as borbulhas da bebida.
Aquele clássico das festas e comemorações. Eles possuem estrutura gaseificada e necessitam de uma menor temperatura de serviço. Muito comum no Brasil nas festas de fim de ano, que coincidência ou não, é no verão.
A sua temperatura de consumo varia de 6º a 12ºC, dependendo do estilo da bebida, é válido sempre verificar no rótulo para consumir adequadamente.
Recomenda-se mantê-los no gelo após aberto.
Vinhos rosés
O vinho alaranjado clássico das estações mais quentes igual ao vinho branco pelo mesmo motivo: muita leveza e frescor em cada gole.
Seu processo de produção elaborado para formar a coloração e sabor único desta bebida faz com que sua temperatura de serviço seja entre 8º e 12ºC, mantendo as propriedades e leveza.
Com isso você consegue degustar o seu vinho preferido mantendo as propriedades essenciais. Na Grand Cru Palmas, você pode adquirir seu rótulo preferido para todas as ocasiões. Confira nosso catálogo!