Cave Geisse e o enoturismo brasileiro
19 de novembro de 2024A combinação entre panetone e Vinho do Porto
17 de dezembro de 2024Conheça os pratos típicos da ceia de fim de ano e a harmonização com vinhos
Por Laryssa Holanda
O fim de ano se aproxima, trazendo consigo a magia da celebração e a oportunidade de brindar às conquistas, à amizade, à família e às expectativas de um novo ciclo. É tempo de reunir aqueles que amamos e compartilhar momentos especiais, e para isso, nada como um bom vinho para harmonizar a experiência.
Com duas festas tão marcantes e cheias de tradições gastronômicas, convidamos você a embarcar em uma jornada para encontrar o rótulo perfeito para cada ocasião.
O clássico espumante e sua tradição
O espumante é sinônimo de brinde. Quando você vê aquela taça mais alongada, as borbulhas na bebida mais amarelada, é hora de comemorar.
Mas de onde surgiu essa tradição?
Com raízes na França, no século XIX, o espumante era considerado uma bebida luxuosa e cara, relacionando-se à realeza e à aristocracia francesa. Representava um símbolo de status em ocasiões importantes como fim de ciclos e abertura de novas oportunidades.
Ao longo dos anos, a tradição se espalhou em outras classes sociais por toda a Europa, até chegar ao nosso continente e em muitas culturas ao redor do mundo.
Usamos espumante no Ano Novo por várias razões que estão ligadas à tradição, à celebração e ao simbolismo das bolhas no vinho espumante. Champagne, Prosecco e Cava são tradicionalmente associados a momentos especiais. As bolhas efervescentes são vistas como um símbolo de alegria e festa, representam a efervescência, a vitalidade e a renovação, que são desejos comuns para o Ano Novo.
O som de uma garrafa de espumante sendo aberta, seguido pelo tilintar dos copos, cria uma atmosfera festiva.
Além disso, esses rótulos são versáteis e combinam bem com uma variedade de pratos, tornando-os ideais para festas e jantares onde há uma variedade de alimentos sendo servidos.
Harmonizações natalinas para a ceia
O Natal brasileiro, apesar da versatilidade nos pratos típicos de nossa cultura, tem um certo padrão quando falamos da tipicidade do menu. Do peru à rabanada, alguns pratos se destacam, e apresentamos a seguir a harmonização perfeita com eles:
- Peru Assado
Clássico natalino, o peru assado harmoniza com vinho tinto feito com a uva Pinot Noir, que, com seus taninos suaves e notas frutadas, é uma excelente escolha. A uva Merlot também pode ser uma boa opção.
Já para os amantes do vinho branco, a uva Chardonnay, com leve passagem por barrica ou um Viognier, que tem corpo suficiente para acompanhar o peru, são ótimas opções.
- Tender
O tender, um tipo de carne que presenciamos em festas de fim de ano, harmoniza bem com vinho tinto feito com uvas Zinfandel ou Syrah, pois possuem um perfil de sabor que complementa bem o glaze agridoce.
No caso do vinho branco, a uva Riesling demi-sec ou Gewürztraminer, com doçura e acidez equilibradas, combinam bem com o tender.
- Salpicão
Harmonize o delicioso salpicão natalino com vinhos brancos feitos com uva Sauvignon Blanc ou um Chardonnay sem passagem por barrica. Sua acidez elevada complementa bem a salada cremosa.
Desfrute também de um rosé seco, que, por ser leve e refrescante, pode ser uma ótima opção.
- Arroz com Passas
Há quem ame e há quem não goste de uva passa, mas não podemos negar que esse prato é um destaque na ceia de Natal de diversas famílias brasileiras. Para harmonizar, o vinho branco feito com uva Chenin Blanc ou um Torrontés, que têm um equilíbrio entre doçura e acidez, são ideais.
Experimente também com espumante brut, que, com acidez alta e borbulhas, combina bem com a leve doçura das passas.
- Rabanada
Uma doce receita afetiva, a rabanada harmoniza perfeitamente com vinho do Porto ou um Moscatel, que, doces e ricos, complementam a textura e o sabor.
Harmonize com as tradições de Ano Novo
Quem nunca tentou algum dos rituais de Ano Novo para começar o ano com o pé direito? Acreditando ou não neles, algumas comidas se tornaram tradicionais nas ceias de Ano Novo, acompanhando o clássico brinde. Veja como harmonizar um bom vinho com cada uma delas:
- Lentilhas
No Ano Novo, a lentilha é frequentemente associada à sorte e à prosperidade. Essa tradição tem raízes em diferentes culturas, mas é particularmente forte em países como o Brasil e a Itália.
Harmonize-as com vinho tinto feito com uvas Merlot ou um Malbec, que são boas escolhas por conta dos seus taninos suaves que complementam o sabor terroso das lentilhas.
O vinho branco feito com uva Chardonnay com leve barrica pode harmonizar bem, especialmente se as lentilhas forem preparadas com vegetais.
- Romã
Por conta da abundância de suas sementes, essa fruta é sinônimo de sorte e prosperidade em várias culturas, especialmente no Ano Novo.
Aproveite para brindar com o espumante brut, uma ótima escolha para acompanhar a romã, oferecendo uma combinação refrescante e festiva.
O vinho branco da uva Sauvignon Blanc pode complementar bem com suas notas cítricas e acidez.
- Pavê
Para finalizar, um clássico de fim de ano: o pavê, originado na França e popularizado no Brasil, combina com um vinho de sobremesa como o vinho do Porto, ou um Moscatel, oferecendo doçura que complementa a cremosidade.
Venha celebrar conosco levando a Grand Cru Palmas para a sua celebração. Temos rótulos que irão surpreender os seus convidados e tornar a sua ceia de fim de ano ainda mais saborosa. Visite nossa loja e garanta seu vinho!