Como identificar um vinho do mercado clandestino
15 de outubro de 2022Conheça 5 curiosidades sobre a garrafa de vinho
15 de novembro de 2022Aprenda sobre a harmonização de vinhos com a Grand Cru Palmas
Por Laryssa Holanda
Quando pensamos em harmonização de vinhos vem à cabeça a seguinte questão: Qual prato é a escolha ideal para degustar com aquela taça?
Em restaurantes, você tem o auxílio de um sommelier, um especialista que te indica o que tem de melhor no cardápio para harmonizar com o vinho escolhido, mas você sabia que você pode ter esse conhecimento prévio e se arriscar no mundo dos vinhos?
Vamos aprender sobre algumas combinações?
O vinho ideal para harmonizar com uma tábua de frios
Ideal para uma reunião em casa com os amigos ou aquela entrada em um restaurante. Os frios são a escolha para você ter uma deliciosa experiência com diversos sabores em um único prato.
O vinho tinto é a escolha da vez. O Leyda Pinot Noir, da reserva do Valle do Leyda, no Chile, é um típico vinho tinto com uva 100% Pinot Noir. Possui coloração vermelho rubi-claro e o seu sabor é delicado com um final vibrante.
Seu cheiro se aproxima de frutas vermelhas, como framboesa e cereja, sendo indicado para a combinação de diversos queijos, frios, castanhas e frutas secas.
No nosso bistrô temos o Gruyere Demi Sec, com as melhores seleções de queijos, e temos também uma deliciosa tábua de frios.
A combinação perfeita para saladas
Aquele prato colorido, um mix de verdes, folhas e frutos. A salada é a melhor opção para anteceder o prato principal, sendo mais leve para iniciar um almoço ou jantar.
Quando se pensa em um vinho que combina com folhas, a melhor escolha é o Rosé. Com a cor rosa salmão, bem característica deste vinho.
A sugestão da Grand Cru Palmas é o vinho Estadon Brise Marine Rosé. Sua reserva é típica de Provença, no sudoeste da França e é feita com a uva Garnacha, Syrah.
Seu sabor é frutado e equilibrado, levando um frescor e sendo bem fácil de beber. Lembra muito frutas do bosque e harmoniza perfeitamente com todos os tipos de saladas, sendo algo leve para acompanhar.
Recomendamos a refrescante Insalata tropical, uma seleção de folhas presente no nosso cardápio, perfeita para aquela entrada levíssima.
A combinação perfeita para frutos do mar
Frutos do mar é a pedida para quem quer um prato refrescante, cheio de proteínas e bem leve. Para essa categoria, opte pelo vinho branco.
A garrafa Cobos Felino Chardonnay é um vinho branco feito com uva 100% Chardonnay. A sua origem argentina possui um teor alcoólico maior que os vinhos tintos, sendo de 14%.
A aparência desse vinho, depois do seu amadurecimento de quatro meses em barril de carvalho, é de um amarelo com tonalidade esverdeada.
O seu gosto é equilibrado com um final longo e fresco e o seu cheiro se assemelha à frutas tropicais como abacaxi, maracujá e também flores brancas.
O filé de tilápia no azeite com alcaparras e o lombo de salmão são as nossas escolhas do cardápio para harmonizar com o vinho branco, o indicado acima, ou também o Niepoort Douro Conversa Branco, outra excelente pedida.
O vinho que harmoniza com massas
É impossível não assimilar as massas com uma taça de vinho. Seja aquela massa caseira ou aquele pedido no restaurante, a bebida típica da uva sempre está presente.
O vinho tinto é o que mais se harmoniza. Seu sabor é marcante e bem característico da fruta. Indicamos o Mazzei Fonterutoli Nº10. Feito com 90% Merlot e 10% Sangiovese presente nas vinícolas da região da Toscana, na Itália.
A sua cor é vermelho rubi e possui um sabor agradável de frutas frescas. O aroma lembra ameixas maduras com um toque de baunilha.
Nosso Rondelli é a melhor escolha para o prato principal.
Combine vinho com pratos adocicados
É sempre lembrado que vinhos são complementos para pratos salgados, mas saiba que pratos doces são ótimos para harmonizar.
O vinho do porto, Niepport Ruby, é uma opção para os mais doces. Seu teor alcoólico é um dos mais altos, com 19,5%. Feito na região de Douro, na Espanha, possui um gosto bem equilibrado, lembrando muito o aroma fresco e vibrante de cereja e outras frutas vermelhas.
No bistrô, temos a panqueca Jarez, seu sabor se mistura com o vinho do porto, sendo a combinação certa para quem gosta de pratos mais adocicados.
Além desses pratos, temos diversas opções na Grand Cru Palmas, venha viver uma experiência completa de harmonização através do sabor.
2 Comments
[…] celebrações com amigos, colegas e familiares se multiplicam. E, é claro, surge a eterna dúvida: o que servir aos convidados? Se a sua intenção é criar um banquete inesquecível para encerrar o ciclo com chave de ouro, […]
[…] culinária, a harmonização entre carnes e vinhos é uma dança sofisticada de sabores, onde a escolha certa pode elevar a experiência gastronômica a novos […]