A arte de apreciar um vinho
30 de dezembro de 2022Refresque-se com vinhos neste verão
30 de janeiro de 2023De sua coloração até o fundo do mar, o vinho carrega história a cada gole
O vinho é uma bebida de longa data. Presente na vida das pessoas, ele carrega um arsenal de história e curiosidades no decorrer dos anos. Desde a sua produção aos seus benefícios à saúde, essa bebida possui propriedades sociais e naturais, ideal para comemorar os melhores momentos da vida.
Entre tantos registros datados, trouxemos cinco curiosidades que você provavelmente não sabia sobre essa bebida. Vamos conferir?
1. Quantidade média de uvas na produção de uma garrafa de vinho
Cada vinho tem uma variedade na quantidade de uvas de acordo com a fermentação que foi feita.
Em geral, um vinho comum de produção mais tradicional leva cerca de um hectare de videira. Cada hectare possui em média 1.200 bagos de uvas, que produzem 33 barris. Quando dividido por volume de garrafas, são cerca de 300 uvas a cada garrafa.
2. Uvas roxas também são responsáveis por vinhos de coloração clara
Não é só o vinho tinto! Uvas como Malbec e Pinots Noir são responsáveis também pela produção de vinho branco e rosé em alguns casos.
O vinho, em primeira mão, é incolor, a cor de dá pela maceração, ou seja, o pigmento que está na pele da uva. A fermentação da fruta sem casca torna possível atingir a coloração clara mesmo em um vinho tinto.
3. Os italianos não são os maiores consumidores de vinho tinto
Apesar da Itália ser o maior produtor de vinho do mundo, é na China que podemos encontrar os maiores consumidores de vinho tinto.
De acordo com a Exame, no ano de 2014 foram cerca de 1,86 bilhões de garrafas! Em cinco anos a China mostrou um aumento de mais de 130% em seu consumo de vinho tinto.
4. O formato da taça de vinho não é só estética
A taça correta para o vinho possui aquela curvatura que vai se fechando mais próximo à boca. Isso serve justamente para reter os aromas que a bebida possui.
Sua base, aquele pé da taça, é para segurar. Lembra que sempre te falaram que se deve segurar a taça de forma correta? Não é frescura! Quando se segura na base, você consegue manter a temperatura ideal do vinho, contrário ao que ocorre quando você apoia os dedos na cúpula, esquentando assim a bebida.
5. O Vinho pode ser envelhecido no fundo do mar
Você imaginava ser possível envelhecer o vinho no fundo do mar?
Quando pensamos no processo de produção do vinho, inclusive o seu envelhecimento e amadurecimento, é necessário adequar a luminosidade ideal com a temperatura para que não perca a qualidade.
As adegas precisam ajustar isso para que não tenham oscilações, mas já no fundo do mar isso não é necessário.
O mar possui a luminosidade e a temperatura ideais para manter a qualidade do vinho a curto e a longo prazo, podendo ser feito em vinhos de consumo rápido até os cinco anos e outros a longo prazo, podendo ter até cerca de 50 anos de amadurecimento imerso em barris de madeira, aço, inox ou concreto.
Em adegas é necessário manter um movimento de girar as garrafas para preservar a qualidade do vinho. Na água, esse movimento não necessita da ação humana já que o mar fornece esse ritmo na garrafa.
Um ponto bem positivo: essa forma de envelhecimento não possui impacto no meio ambiente e nem contaminação da água. É só benefícios!
Na Grand Cru Palmas temos uma diversidade de vinhos com muita história e sabor. Confira nosso catálogo e adquira o seu preferido.