Descubra a versatilidade da Cabernet Franc
30 de março de 2024Tinto de Verano e Sangria, diferenças dos drinks e como prepará-los
2 de maio de 2024Veja formas de identificar e evitar a oxidação precoce de um vinho, e fazer com que sua bebida dure mais tempo
Por Laryssa Holanda
O vinho tem características marcantes em seu sabor, aroma e frescor. Quando um vinho começa um processo de oxidação, é sinal que ele já não está mais com sua intensidade e seu frescor, portanto não deve ser mais consumido.
A oxidação do vinho acontece após o contato excessivo de oxigênio. Ou seja, a principal causa para um vinho estragar é por conta da falta de vedação da rolha na garrafa e também do armazenamento do seu vinho.
Mas você sabe identificar esse processo? Nós vamos lhe ajudar nisso.
Um vinho oxidado apresenta mudanças em toda a sua composição, podendo ser notado desde seu cheiro, sabor e também em sua aparência.
Aparência de um vinho oxidado
Cada vinho tem uma coloração de acordo com a uva, a safra e a forma com que foi produzido e armazenado, o que torna cada rótulo único.
Quando um vinho passa pelo processo de oxidação, a cor do líquido perde o tom vibrante. No caso dos vinhos tintos, é possível notar a coloração mais puxada ao cobre. Já nos vinhos brancos, é possível notar o escurecimento, onde podemos ver uma coloração dourada mais próxima do castanho.
Os vinhos mais propensos à oxidação são os vinhos brancos, pois nos tintos, os polifenois, como tanino e antocianinas, atuam como antioxidante, preservando o rótulo por mais tempo.
Vamos ao aroma?
Quando ocorre a oxidação, o aroma da garrafa muda. No geral, os vinhos possuem aromas frutados, quando passam do ponto é possível notar o odor de vinagre, acetona e até mesmo um cheiro mofado, perdendo a delicadeza desta bebida.
Atenção à Rolha!
A rolha é uma parte muito importante no vinho, ela serve para armazenar de maneira correta a bebida. Porém, ela também é um ótimo filtro para saber se seu vinho está oxidado.
Quando você sente um odor mofado, é por conta do Tricloroanisol (TCA), um composto químico que causa a deterioração do vinho. Esse cheiro, principalmente na rolha, é um sinal que a bebida está contaminada.
Note o sabor
Primeiro de tudo, se você provou um vinho e acha que está oxidado, não se assuste, em geral, por mais que não seja agradável, não é perigoso para a sua saúde.
Acho que você já ouviu falar “Nossa, esse vinho está parecendo vinagre”. As características no sabor do vinho oxidado são marcadas por uma sensação de amargor, puxado ao gosto de vinagre mesmo.
Como evitar a oxidação precoce do vinho?
Como falamos no início, a oxidação ocorre por conta do excesso de oxigênio na garrafa. Então, para evitar isso, a melhor maneira é armazenar corretamente:
- Sempre guarde a garrafa na posição horizontal, isso evita o ressecamento da rolha e o contato com o ar atmosférico.
- Conserve seu rótulo longe da luz e em um local fresco e arejado com um controle de temperatura.
- Após aberto, o ideal é consumir o vinho imediatamente.
Não deixe de atualizar a sua adega com os melhores rótulos. Na Grand Cru Palmas temos vinhos para todas as ocasiões e garantimos a melhor qualidade para você, visite nosso bistrô!