O que é e como reconhecer um vinho Oxidado
23 de abril de 2024As mulheres no mundo dos vinhos
20 de maio de 2024Desvende o sabor e diferença entre Sangria e Tinto de Verano, os coquetéis que celebram a cultura e a criatividade através do vinho
Por Laryssa Holanda
Os drinks são bebidas especiais formadas através da mistura, geralmente de componentes alcoólicos com outros ingredientes, como sucos, refrigerantes, frutas, ervas e especiarias. Eles têm um papel cultural significativo em muitas sociedades.
O vinho clássico se transforma em uma bebida que define culturas e ganha popularidade em bares e coquetéis pelo mundo todo. Sim, o drink é sinônimo de história, das influências locais e globais.
Dois drinks que provavelmente você já conhece são a Sangria e o Tinto de Verano, estrelas deste artigo.
Antes de detalharmos as diferenças e características de cada um deles, vamos entender como se cria um drink?
Separando por categorias, um drink é composto por:
- Base Alcoólica: para criar um drink, começamos com a base alcóolica. A maioria dos inclui pelo menos um tipo de álcool. Os mais comuns são destilados como vodka, rum, gin, tequila e whisky.
- Misturadores: adicionamos os misturadores para diluir o álcool e adicionar volume ao drink, sendo líquidos não alcóolicos. Eles incluem sucos de frutas, refrigerantes, água tônica e soda.
- Ingredientes para dar sabor e textura: as frutas frescas, ervas, açúcar, sal, e xaropes são usados para adicionar complexidade de sabor e textura. Bitters, que são essências alcoólicas feitas com ervas e especiarias, também são, frequentemente, adicionados em pequenas quantidades para dar profundidade ao sabor.
- Gelo: por fim, quase todos os drinks são servidos com gelo, seja batido, triturado, em cubos ou em uma única grande pedra, para resfriar e diluir a bebida à medida em que derrete. O toque final para dar a refrescância para a bebida.
Agora que vimos os passos para a preparação de um drink, vamos entender a diferença e a história por trás do Tinto de Verano e da Sangria?
A clássica Sangria
A Sangria, um coquetel de tradição espanhola, combina vinho com frutas frescas para uma bebida refrescante. Sua base é o vinho tinto, embora exista outras variações como o vinho branco ou rosé.
Tipicamente, é utilizada uma mistura de frutas como laranjas, limões, maçãs e até mesmo pêras e pêssegos. As frutas são cortadas em pedaços ou fatiadas e maceradas no vinho, para que os sabores se misturem.
Para adocicar, além das frutas, também é adicionado adoçantes como suco de laranja ou xarope.
O toque energético e espirituoso é dado no acréscimo de brandy ou rum que complementa o vinho e intensifica o teor alcoólico.
Sabe aquele aroma delicioso da Sangria? São utilizadas ervas e especiarias como hortelã e canela para dar o toque final ao nosso drink.
A Sangria geralmente é servida em um grande jarro, permitindo que as frutas e os líquidos se misturem harmoniosamente.
O refrescante Tinto de Verano
O Tinto de Verano, como seu próprio nome diz, significa “Vinho Tinto de Verão”. Um tipo de bebida simples e refrescante que tem origem espanhola, onde é muito consumida nos meses mais quentes.
O vinho tinto é a base desse drink. Para o volume, é adicionada uma bebida gaseificada à mistura, como água com gás ou refrigerante de limão, numa proporção meio a meio.
É servido com uma rodela de limão para dar o toque cítrico e charmoso da bebida.
O Tinto de Verano é conhecido pela sua simplicidade e refrescância. É menos alcoólico do que os outros coquetéis, portanto torna-se o frescor no verão.
Geralmente, é apresentado de maneira individual em copos altos com gelo.
A diferença entre Sangria e Verano
Bom, sabemos que os dois drinks tem uma semelhança em comum, a principal característica é a base: o vinho tinto em ambos.
Falando das diferenças, a principal é a complexidade de cada um. Enquanto a Sangria é um drink mais robusto e com mais ingredientes, o Tinto de Verano é um drink mais leve e descomplicado.
Além disso, o Tinto de Verano tem suas características mais cítricas e menos doce, já a Sangria, tem um sabor mais adocicado e encorpado.
Também devemos mencionar o teor alcóolico, onde na Sangria ele é bem mais presente.
Outra diferença entre os dois são os ambientes que são encontrados. Enquanto a Sangria é uma bebida típica de reuniões sociais e grandes festas, principalmente na Espanha, o Tinto de Verano se enquadra em ocasiões mais casuais como praias e bares.
Na Grand Cru Palmas temos rótulos do mundo todo que trazem elegância e te permitem usar a criatividade, dar seu toque especial para o preparo desses deliciosos drinks. Confira nossa carta de vinhos, escolha o seu preferido e harmonize sua bebida em uma ocasião especial.